Mais uma vez a Igreja Católica se "veste de roxo", anuncia mais ainda o pedido de conversão e torna-se a divulgadora do apelo de João Batista que diz: "preparai o caminho do Senhor".
Advento é tempo de espera, esperamos o Senhor, por isso buscamos a mudança de vida. Sabemos que é preciso que o Cristo nasça em cada um de nós, despertando assim nossa fraternidade, caridade e o olhar para "os cristos " marginalizados.
Não é apenas árvore de natal, papai noel, enfeites, é preciso sim um olhar que possa transformar a nossa condição miserável em digna de receber o Senhor. Advento é tempo de esperança, na certeza de que somente com o Cristo poderemos obter a Salvação eterna.
É tempo de voltarmos para a igreja primitiva que sempre reconheceu a importância da caridade, da comunidade e dos testemunhos dos apóstolos, e como herdeiros dessa igreja, temos o dever de anunciar o Cristo e buscar saciar essa sede de Deus, mas não esquecer também de saciar a sede de Pão e de Amor.
Nossa igreja hoje e sempre mostra-se solidária, exemplos belíssimos são vistos, de pessoas que renunciaram a si mesmo e a exemplo do Cristo viveram para o outro, em resposta ao mandamento supremo: Amai-vos uns aos outros. Relembremos as biografias desses grandes modelos de santidade, e aprendemos com ele a escolher o Amor, a escolher a Verdade e a escolher o Caminho que é o próprio Cristo. São essas pessoas estrelas a nos guiar, como assim guiou uma estrela indicando o Salvador aos magos, são estrelas que não apontam para si, mas para o centro de toda a vida que é o Cristo, verdadeira luz de todas essas estrelas.
Caríssimos irmãos e irmãs, que esse advento também seja tempo de formação, sede de conhecimento na busca de reconhecermos a beleza e grandiosidade de nossa igreja, que sempre com inteligência e unção nos apresenta e ensina a viver como Cristo.
O Advento é marcado por três personagens significativos. Primeiramente Isaías, o profeta da esperança; João Batista, que com sua humildade aponta para o Cordeiro de Deus e Maria, mais do que nós ela foi movida por essa espera, não é apenas uma mulher, mas é aquela em que Gabriel a chamou de Cheia de Graça.
Por fim, desejo e rezo para que nossas vozes se unam as vozes dos anjos e santos, mártires e profetas, a Nossa Mãe Maria Santíssima e a toda igreja para juntos exclamarmos: Vinde logo Senhor Jesus. Gloria in excelsis Deo...




