Em Êxodo 20,13 nos é apresentado o quinto mandamento que nos suplica: Não mate. A igreja nos diz o seguinte, Não matar implica em não causar homicídio, a não causar danos ao corpo ou a alma nossa e dos nossos próximos. Sendo, portanto, proibidos por esse mandamento o homicídio, o aborto, o suicídio, escravidão e outros sistemas que levam a morte.
O suicídio, ato de tirar a própria vida é gravemente contrário à justiça, à esperança e à caridade.
É injusto porque nossa vida pertence a Deus, Ele nos criou e nos deu o sopro de vida, do mesmo modo é contraria a dignidade humana, pois toda vida é sagrada (reservada a Deus) e somos criados a imagem e semelhança Dele. A respeito da Esperança, pois nos torna descrentes do Cristo, a medida que nos impossibilita de contemplar os planos de Deus em nossas vidas. Contraria a caridade, pois devemos está a serviço do próximo, ao mesmo tempo em que é uma atitude egoísta, pois tantos sofrem, mas vivem as suas dores e tentações como o Cristo viveu em sua paixão e morte.
Como o próprio livro do Eclesiástico nos diz: “ A vida e a morte, o bem e o mal estão diante do homem; o que ele escolher, isso lhe será dado”. (Eclo 15,18).
São diversas as causas desse mal: o medo, a angústia, desânimo, problemas na vida íntima e familiar, a violência, problemas mentais, etc. E diante desses fatos nós também somos convidados a orar por nossos irmãos suicidas, assim como nos pede a igreja. Em seu livro Quando só Deus é a resposta, Márcio Mendes nos dá uma belíssima frase: “Não importa se as pessoas estão certas ou erradas, se merecem ou não; Deus está cheio de esperança, desejoso de que por elas intercedamos. Deus as quer salvar”.
Portanto, por mais grave que seja esse pecado, a igreja nos afirma que não podemos condenar um suicida ao inferno, pois Deus pode utilizar de meios que somente Ele conhece para conceder a Salvação.
Deus nos conceda a proteção e a paz. Que Ele cuide de nós pessoalmente, e por meio de Nossa Mãe, possamos chegar ao Filho que é Caminho, Verdade e Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário