Nesses dias 19 e 21 de abril estaremos comemorando o dia do índio e o dia de Tiradentes. Enquanto os índios muitas vezes nem são lembrados, Tiradentes tornou-se um herói nacional e a data de sua morte feriado nacional.
Esse ano também comemorará, em 22 de abril, os 510 anos de descobrimento do Brasil, fato esse que despreza a habitação indígena que existiam de fato nesta terra, não se pode dizer que o Brasil apenas existiu ao ser descoberto por europeus e iniciar a destruição cultural dos índios. Não seria também os índios humanos, os donos desta terra ou usaram o termo de descobrimento e de civilizar aqueles habitantes para disfarçar a invasão.
Desprezando sua língua e identidade cultural, impuseram-lhe o nome de índio, destruíram seus costumes, os catequizaram e exploraram as riquezas. Quem não aceitasse era morto, defendendo o direito a liberdade.
Tempos passaram, e esses europeus continuavam a explorar o Brasil, surge a Inconfidência Mineira que defendia a libertação de Portugal, mas somente para um pequeno grupo. Traídos por um dos integrantes, o movimento foi destruído e os participantes julgados.
Joaquim José da Silva Xavier, por ser de classe baixa, assume toda responsabilidade pela Inconfidência. Condenado a morte, tornou-se protagonista de um espetáculo para intimidar a população e no final Tiradentes foi decapitado e esquartejado.
É certo que Tiradentes defendia um Brasil livre, mas um Brasil para ricos, era o mesmo Brasil apenas sem portugueses, e por isso tornou-se herói nacional e patrono da independência civil. O Brasil continuaria e continua sendo o país da escravidão, das desigualdades sociais e da alienação de pensamentos e direitos.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Tiradentes, Índios. Herois Nacionais?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário