segunda-feira, 12 de abril de 2010

Família, Amizade, Diálogos e Conflitos...


A família é a base da formação social de cada indivíduo, “se viver isolado é impossível”, por que então que a convivência com as pessoas criam tantos conflitos? Acredito que cada ser muitas vezes precisa ser incentivado ao convívio social, precisam ser compreendidos e ao errar que não venha o castigo ou a exclusão, mas sim o diálogo.
Infelizmente, o conflito familiar é uma cena cotidiana em nossas vidas, e é fruto dessa falta de diálogo. A prova disso são as discussões entre vizinhos, a briga entre amigo, a exclusão social, pior ainda, quando a discussão transforma-se em conflitos físicos, como são os casos da guerra. E o que a família tem com isso, é que dela saem os valores éticos e morais.
Enquanto, pensa-se apenas em festas, e o álcool assume o papel da família, percebe-se que a sociedade precisa rever seus valores. Coloca-se em questão o estudo da sociedade e tentar perguntar se realmente existe amizade ou apenas interesses. Eu acredito na amizade e no diálogo, pois eles são ferramentas necessárias para construção de uma trégua humana.
Os pais são responsáveis pelo primeiro passo, mas ao contrário, cada vez mais se impõem ao máximo, não abrem espaço ao diálogo e colocam a questão de sempre estarem certo, existem até frases que dizem que os pais sempre tem razão. Se isso é verdade então vamos aplaudir os pais que vivem bêbados e que promovem o trabalho infantil; as mães que abandonam seus filhos; os inúmeros casos de abortos. Realmente, nem sempre os pais têm razão, não que eles estejam errados sempre, mas há a necessidade extrema do diálogo.
Esses conflitos nem sempre se dá entre pais e filhos, mas também entre irmãos, há uma certa política dentro de cada casa que favorece um ou dois indivíduos, e os seres menos favorecidos se revoltam e buscam também uma melhor atenção; na verdade muitos dos filhos não conseguem e não querem dividir a atenção do pai com ninguém, mesmo que ele seja o próprio irmão; querem ser o tirano da casa e que os outros sejam submetidos a ele.
É preciso dá um basta a isso tudo, para que realmente a família possa ser chamada de família e a casa possa ser realmente chamada de lar. Por enquanto, viveremos na utopia de que tudo vai melhorar que isso não acontece na nossa casa. A essas pessoas apenas digo, a vida não é um sonho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário