Nesse dia 14 de abril de 2010, participei de uma palestra com o tema Tecnologia na Educação, com o Mestre em Educação pela UFPE, Assis Leão. Ocorreu no Centro de Treinamento João XXIII, Palmares-PE. Oferecido com pela Editora Moderna em conjunto com a Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul. Achei muito importante alguns pontos. Por isso resolvi postá-los.
A principio teve a compreensão do conceito de tecnologia como conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, a construção e a utilização do conhecimento. Ela não é algo novo, mas estava presente desde a pré-história, pois é um processo que depende do homem. Quando o homem inventou a primeira ferramenta, feita de pedra e osso, era para aquela época uma nova tecnologia.
A tecnologia apenas se intensificou nos dias atuais e as pessoas cada vez mais mostram estarem muitos dependentes, invertendo assim os papéis. Essa revolução atual modifica até mesmo a estrutura e costumes da sociedade, invadindo os lares e cada indivíduo.
Dentro do contexto educacional há uma estrutura paradoxal, onde existem enormes exigências e são oferecidos poucos recursos. O professor precisa se atualizar e ensinar a partir da forma padronizada (tradicional), mas também utilizar, entender e repassar o entendimento de novas formas e assim construir junto com os alunos uma aprendizagem. Não que o educador, saia utilizando todos novos softwares, máquinas, mas o mesmo deve procurar criticar e ver se é útil dentro de sua metodologia.
O acesso a informática ainda é muito baixo, principalmente para as classes menos favorecidas. Outro problema é que na internet existem muito lixos, marketing e nem sempre as informações são confiáveis. O professor em meio a tudo isso deve se colocar como mediador, mostrando e instruindo os alunos.
Muitos professores dizem está inteiramente integrados as novas tecnologias, usam em suas aulas notebooks, data show, mas essas máquinas não são capazes de fazer sozinha a aula ser diferente, não adianta utilizá-las, se não é feito um novo método de aula. Acaba, portanto, sendo a mesma aula “cansativa e chata dada pelo quadro e giz”.
O professor é um facilitador, onde com colaboração ativa de seus alunos, utilizam de pensamentos críticos, interpretando e interagindo com os conhecimentos de forma que a aprendizagem possa ser acessada sem limites.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Síntese Palestra: Tecnologia na Educação
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