quarta-feira, 23 de março de 2011

A Criação geme em Dores de Parto...

A Campanha da Fraternidade 2011 nos propõe uma reflexão sobre o homem e sua ação na natureza, levando-o a rever seu papel perante o uso correto dessa grande criação de Deus. Ao confrontar a poluição juntamente com as tentativas da natureza de se restaurar, percebido pelo cartaz proposto, onde nota-se a persistência de pequenas plantas em nascer em meio ao concreto e a poluição.
Pensar na natureza e sua conservação, bem como uma convivência pacífica entre homens, tecnologias e meio ambiente, nos mostra que quem lucrará é o próprio homem. É, portanto, missão ética, social e religiosa do homem conservar desses recursos, defendendo-os, a fim de preservar e sobreviver a nossa própria espécie. É perceptível as reações de tantas poluições, que nem precisam serem citadas.
Por outro lado, a campanha da fraternidade ocorre sempre no tempo da quaresma, onde o homem é levado a repensar suas ações, voltar-se ao Criador e converter-se, é certo também que as igrejas não se dediquem totalmente as celebrações litúrgicas a essa campanha e esqueçam-se do tempo que está vivendo. Esquecer do tempo quaresmal é proporcionar aos fiéis uma má preparação para a Páscoa, que é a maior de todas as solenidades.
Que o Cristo que venceu suas tentações nos ensine a sermos realmente humanos e acima de tudo irmãos com todas as criaturas e criações. E para ajudar a refletir nada melhor do que ver na figura de São Francisco de Assis, um modelo de contemplação de Deus através de suas obras, que maravilhado com todas a perfeição de Deus em suas criações, nos presenteia com um belíssimo canto de louvor a Deus...

Altíssimo, onipotente, bom Senhor
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De te mencionar
Louvado sejas, meu Senhor
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o senhor irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo, é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste as claras
E preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo,
Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas, meu Senhor
Pela irmã Água,
Que é muito útil e humilde
E preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite,
E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra,
Que nos sustenta e governa
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados os que as sustentam em paz,
Que por Ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes à tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei ao meu Senhor,
E dai-lhe graças,
E servi-o com grande humildade.

sexta-feira, 18 de março de 2011

A Arte de Montar Quebra Cabeça...

Quebra cabeça é um jogo bastante divertido, que praticamente a maioria das pessoas em alguma etapa de sua vida, já tentou montar... A novidade é que essa diversão leva o ser a um desenvolvimento em diversas áreas. Além de proporcionar a aprendizagem das formas, o raciocínio lógico, leva a  adquirir a concentração, a persistência...
É através do desafio, que a mente humana desenvolve a curiosidade, dessa forma tranformando os impulsos em conhecimento, e logo em saber. Uma atividade que pode ser explorada por todos, em grupo ou individual.
CURIOSIDADES:
O primeiro quebra cabeça foi proposto pelo inglês John Spilsburis, um cartografo que propôs para crianças o estudo de mapas através dessa prática ...
O maior quebra cabeça do mundo é o LIFE: THE GREAT CHALLENGE, somente tem 24 000 peças, e ocupa uma área de 4,28m X 1,57m.
DESAFIO:
Que tal ir comprar logo um desse quebra cabeça, montá-lo. É uma das coisas para se ter no currículo da vida. Mas é melhor ir treinando, pois existem quebra cabeças menores e mais acessíveis.

Desejo para vocês o descobrimento da perfeição na arte de montar quebra cabeças...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Sob o Roxo

Ao adentrarmos no Tempo da Quaresma, vestimo-nos de roxo, ao mesmo tempo em que somos marcados com a cinza. É um tempo favorável de reparação, transformações e conversões, para que do mesmo jeito que o Cristo ressuscitou, também possamos pertencer a essa Páscoa definitiva.
É tempo de silêncio, escuta, de poupar a alegria, para que juntos possamos na Páscoa cantar com toda o Glória, assim como os anjos cantam desde o princípio.
O roxo está associado ao mistério, a transformação e destaca a beleza do vazio e do silêncio, do sofrimento. Da entrega total, revendo no ser as tentações, assim como Jesus foi tentado no deserto, nós também somos tentados em nossos desertos (dificuldades e fragilidades), e ao percebermos o quanto somos fracos, o quanto somos pecadores, gritamos ao Deus altíssimo: Piedade, ó Senhor, tende piedade. Esperando que todos os nossos pecados seram restaurados e apagadas as nossas suplicas.

Que possamos encontrarmos no silêncio a Voz do Deus altíssimo, e que nessa Quaresma nos preparamos para a Páscoa com Cristo.

Simplicidade

Ao estarmos diante de tão grandiosos desastres, aceitamos a ideia de que a natureza é inimiga do homem. É certo que a vida é mais importante de qualquer coisa, e mesmo assim o homem não percebe que ao destruir a natureza, destruimos também o homem.

É na simplicidade da mais pequena flor, do menor grão de areia, que existe a perfeição da criação de Deus.

Que as nossas lágrimas, raivas ou euforias encontrem tempo para se transformarem em vida.