terça-feira, 8 de julho de 2014

Continuar torcendo pelo Brasil.

Não torcer pelo Brasil na Copa Mundial de Futebol é “não ser brasileiro”. Amar a Pátria está intrisicamente ligado a acompanhar a Paixão Nacional e vestir a camisa e balançar a bandeira a cada gol marcado.
Nas derrotas das outras seleções, aplaudimos ou vaiamos, e afirmamos existirão outras copas, mas em nossa derrota parecemos perder a esperança e a confiança que temos pelo futebol brasileiro.
Deveríamos ao contrário, perceber que o futebol evoluiu e está mais difundido, e com essa difusão, adquirimos o respeito de termos o futebol pentacampeão. Somos o “país do futebol”,  mesmo que isso nos traga também algumas estatísticas tristes, na saúde e educação.
Portanto, é melhor não ter essa paixão desenfreada pelo futebol e ser em primeiro momento chamado de “não-brasileiro”, do que em vista de uma derrota queimar a Bandeira Nacional, dizer que o time não presta.
Ah, os que digam, que o resultado da copa irá mudar o cenário da política brasileira, e se isso realmente acontecer é porque mostra que nos preocupamos mais com futebol do que com Política, Educação, Saúde, Economia.
Mesmo não acompanhado a Copa tão de perto, guardarei como recordação as lágrimas dos jogadores colombianos, tristes e aplaudidos. Sei que não sairam derrotados, mas sim vitoriosos. E ao regressarem para casa foram recebidos como heróis pelo seu povo.

Por fim, acredito firmemente que ser brasileiro, não está vinculado as Vitórias da Seleção Brasileira de Futebol. É também momento de refletirmos: O Futebol evoluiu, e estamos investindo em nossos atletas para que acompanhem essa evolução; Será que não podemos ser o país da Educação, da Saúde, e de diversos outros esportes que precisam da valorização dos brasileiros e de investimentos?