terça-feira, 26 de julho de 2011

Beleza e Devoção

É certo que todos seres humanos são atraídos pela beleza, é notável também que a arte por tempos estava a serviço das religiões. Como por exemplo disso temos os magníficos templos, as formas geométricas (predominante no islamismo), além dos belíssimos quadros, músicas . É perceptível portanto, que em diversas épocas o homem viu na arte a forma de expressar seu culto, utilizando-se da beleza para melhor homenagear "seus deuses". Para os cristãos católicos além das belíssimas  igrejas, aparece as imagens, figuras humanas transformadas em arte e devoção, onde simbolizam a história de seus santos (As imagens também estão presentes em outras religiões, como o budismo por exemplo). Como grande demonstração de devoção e beleza os adeptos do Cristianismo católico realizam procissões em virtude das festas de seus padroeiros, sendo utilizados para o transporte e exposição das imagens as charolas, ou popularmente conhecido "andor. Essas charolas são formadas não só por flores, mas por fé, amor e talento de grandes artistas que por vezes não são valorizados, mas que continuam fazendo o que amam e o que melhor sabem fazer que é a arte e a beleza. A eles nossa gratidão por ofertar a visualização de tão grandiosas obras (e ainda em 3D).

A seguir alguns andores da Procissão do dia 16 de julho de 2011 em Colônia Leopoldina, em virtude de sua padroeira Nossa Senhora do Carmo.





sexta-feira, 8 de julho de 2011

Festa de N. S. do Carmo 2011 - Colônia Leopoldina - AL

Nossa Senhora do Carmo
"O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual".
(Cardeal Piazza)


A devoção dos leopoldinenses pela Senhora do Carmo tem seu início em 28 de agosto de 1854, com a chegada da imagem na recém criada localidade. Sendo sua festa comemorada desde sempre no dia 16 de julho, conforme o calendário litúrgico. Em 1904, no dia da tão grandiosa padroeira, foi de fato e direito instalado o município de Colônia Leopoldina. Em 1913, com a graça de Deus e auxílio do Padre Francisco Geraerdt scj, iniciou-se a construção da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, somente tendo seu término em 08 de setembro de 1923. Ao passar dos tempos, a devoção cada vez é maior, em virtude aos grandes benefícios que a Mãe do Carmelo não cessa de derramar sobre todos habitantes da cidade. É o escutar do apelo que Maria proclamou a São Simão Stock: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno". E como filhos do Carmo cremos na poderosa intercessão de nossa mãe. Ao usarmos o escapulário temos a consciência de que mediante a todas as provações e tentações diárias, esperamos uma boa morte, em virtude da salvação eterna.
É no monte Carmelo que o profeta Elias, soube que mediante a grande seca a chuva redentora saciaria a sede, e foi nesse mesmo monte que através de Maria, Deus concede mais uma intervenção divina para a salvação dos homens. Nossa Senhora do Carmo é uma resposta de Maria a seus filhos, que por sua vez clamam: Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Nossa Senhora do Carmo, Mãe dos leopoldinenses e Rainha desta cidade, Rogai por nós!