quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Aonde se dirige o meu olhar?

Vivemos atualmente em meio a violências, guerras e conflitos. Diante disso, o homem mais uma vez é palco de um sofrimento sem razão, a uma vida superficial. Um amigo uma vez me disse que Deus está no homem, mas o homem nem sempre está Nele, e isso é a causa de nosso sofrimento. É certo que mesmo perto de Deus sofreremos, mas não sofreremos sós, pois aceitamos que Deus é nosso amigo. Portanto, que o nosso olha se diriga a Deus, o grande criador e que os sofrimentos possam encontrar uma grande fortaleza, impenetrável, pois é isso que encontro quando estou jundo do meu Senhor. E por fim possa eu dizer, que encontrei a felicidade e um grande grito seja ecoado em súplica: "Liberta me, Domine Morte Aeterna".

O que Deus precisa fazer para que possas acreditar que Ele é maior que tudo, Senhor de todas histórias e Amante de todos os homens?

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sentido Cristão dos Símbolos Natalinos

Atualmente, o Natal é cercada por muitos objetos de enfeites, que encantam e embelezam o imaginário das pessoas. Com isso esquecem do verdadeiro sentido dessa festa que é o nascimento do Deus menino.
Diante disso, nós cristãos católicos, devemos aproveitar desses símbolos e  assim prestar um grande louvor ao Cristo Jesus.

Que Dia Cristo Nasceu?
A Igreja Católica nunca afirmou que o nascimento de Jesus foi no dia 25 de dezembro. É certo, apenas, que diversas comunidades comemoravam esse fato em diversas datas. A Igreja para promover a unidade, e utilizando-se da festa pagã ao deus sol, fixou essa data (25 de dezembro), inclusive em vários documentos aparece essa data sendo comemorada desde o ano 336 em Roma. Percebe-se assim, que o verdadeiro Rei Sol, para nós cristãos, é o Cristo Jesus.

Árvore de Natal?
Ao acessar a rede mundial de computadores, e tentar descobrir a origem da árvore de natal, se deparará com diversas informações falsas. Uma delas é que o primeiro a montar uma árvore de natal foi Martinho Lutero, isso é um absurdo. A verdade é a seguinte: Em 723, São Bonifácio (672-754), enviado ao território germânico pelo Papa Gregório II, para reorganizar a igreja daquela região, depara-se com um enorme Carvalho Sagrado que era o deus Thor (Odim, ver Mitologia Nórdica), para comprovar que a árvore não era sagrada, S. Bonifácio mandou derruba-la. Na queda o carvalho destruiu tudo exceto um pinheiro, sendo considerado um sinal, com isso São Bonifácio em seu sermão chamou a árvore do Menino Jesus e propagou a ideia de se plantar pinheiros para celebrar o Natal. Essa cultura foi difundida chegando em nossa época, inicialmente eram enfeitadas com maças (lembrando da tentação do pecado) e velas (sendo o Cristo a luz do mundo). Atualmente, as maças deram lugar as bolas, e a estrela foi colocada (simbolizando a luz da fé que guiou os cientistas que seguiram a estrela do menino Jesus).

Papai Noel?
Santo Nicolau (Arcebispo de Mira), que depois da morte de seus pais herdou uma herança e distribuiu secretamente aos pobres. Quem deu forças ao papel atual de papai noel foi o escritor de Nova Iorque com o poema Uma Visita de São Nicolau. E assim foi criado esse imaginário, que em 1886, em alguns lugares da Europa recebeu as roupas vermelhas e brancas e a aparência de um velho.

Portanto, caríssimos como apelo, vamos recristanizar o Natal, aproveitem e leiam a postagem anterior.

Referências:
http://www.igreja-cristoredentor.org.br/mpastorler.php?id=22&page=2
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_de_Natal

MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Guia de Curiosidades Católicas, Editora Vozes.